boneca-que-amamenta

É só percorrer com o olhar as prateleiras em uma loja de brinquedos convencional e verá inúmeras bonecas que tomam mamadeira, porém nenhuma que amamenta. Se você procurar em uma loja de brinquedos educativos talvez possa encontrar alguns exemplares de bonecas artesanais que amamentam.

Mas por quê a amamentação não é vista como algo natural e que pode (e deve) ser ensinado às crianças? Por que todo esse grande tabu com relação a um ato tão importante e belo?

Sim, tabu. Porque há pouco tempo houve a maior polêmica por conta de uma boneca lançada no mercado americano e que pode ser amamentada pela criança através de  um colete com florzinhas no lugar das mamas. Como se isso fosse de alguma forma estimular a sexualidade precoce. A verdade é que toda a questão sexual está na cabeça dos adultos.

Aliás, vamos falar em estimular a sexualidade precoce? Que tal a boneca Barbie? Do alto de suas voluptuosas curvas, ela exibe um rosto maquiado, veste roupas sensuais e tem o Ken (ou seja lá que nome for),  forte e bonitão para ser seu par.

Infelizmente o aleitamento materno ainda é um tema que desperta muito preconceito. Nós, ativistas e especialistas da área, temos um longo caminho de conscientização a ser percorrido. Nada que nos assuste. Muito pelo contrário, nos estimula a lutar para que outras mães consigam ter sucesso e prazer através  da amamentação.

O que assusta, de fato, é ver profissionais no caminho inverso, desestimulando a amamentação exclusiva até os 6 meses e continuada até os 2 anos ou mais. E esse é um cenário que precisa ser mudado o mais rápido possível. Mas não é fácil mudar a mente de uma sociedade que aprende, desde pequena, que o  normal é  alimentar os bebês com mamadeira.

Neste Natal demos para Gabi e para minha sobrinha uma boneca artesanal, que além de amamentar seu próprio filho também o pari naturalmente. Sim, porque é simples, é natural e ninguém precisa se envergonhar disso.

Para quem estiver interessado comprei na Flor do Sul Bonecas e recomendo 😉

Bjs

Anúncios